Dicas De Gestão De Trabalhadores AgrícolasPosse GO

Dicas De Gestão De Trabalhadores Agrícolas

No agronegócio, é de extrema relevância que o produtor rural conte com uma boa gestão de pessoas. Afinal, por mais mecanizada que a produção agrícola possa ser atualmente no Brasil, ainda há um conjunto de trabalhadores com os quais dividir tarefas, cobrar resultados, realizar atividades e cooperar. A boa gestão de pessoas gera benefícios tanto para o produtor quanto para o trabalhador, aumenta a produtividade, colabora com a satisfação no ambiente de trabalho e ainda evita problemas.

Para te ajudar nessa empreitada, preparamos algumas dicas de gestão de trabalhadores agrícolas para implantar em sua fazenda. Confira:

 

Seja presente

É a sua presença no dia a dia do agronegócio que garante a produtividade de seus trabalhadores. Supervisão, coordenação e vigilância são essenciais para garantir a qualidade dos serviços prestados e para evitar que erros sejam cometidos. Faça visitas periódicas aos diferentes setores da sua fazenda.

 

Conheça bem sua equipe e estabeleça uma relação de proximidade

Para passar segurança e credibilidade para o trabalhador agrícola, busque ter uma relação próxima com ele. Isso se traduz em maior produtividade e lealdade dentro da equipe, já que eles terão mais confiança em você. Mas mantenha essa relação dentro dos limites do que é considerado profissional.

 

Conhecer bem a sua equipe pode fazer toda a diferença em sua fazenda. Dessa forma, na hora de eleger alguém para determinada função, por exemplo, você não terá dúvidas de quem escolher. É importante, aliás, participar de todo o processo de contratação e acompanhar a gestão de pessoas do seu agronegócio. Por maior que ele seja, é sempre possível conhecer quais são os colaboradores mais qualificados e estimular a integração entre os diferentes membros da sua equipe. Para isso, faça confraternizações, ofereça cursos e oficinas de capacitação — para investir na construção de uma equipe mais bem preparada e estruturada.

 

Saiba delegar tarefas

Para coordenar trabalhadores agrícolas é preciso saber delegar atividades. Tente não concentrar todo o trabalho em apenas uma pessoa: saiba quem é o mais qualificado para determinada tarefa e escolha funcionários com mais experiência para funções complexas e de maior responsabilidade. Além disso, cobrar metas e resultados faz parte de uma boa gestão de atividades.

 

Identifique e incentive bons talentos em sua equipe

Aqueles que se destacam devem ser incentivados, seja por meio de cursos de capacitação ou por uma progressão na atividade que exerce. Se possível, estabeleça um plano de carreira baseado em metas e resultados.

 

Propicie um ambiente mais colaborativo

Competitividade excessiva pode gerar um ambiente hostil e improdutivo. Estimule a cooperação por meio de atividades em grupo, da divisão de responsabilidades e tarefas, bem como o reconhecimento dos méritos de cada membro da equipe.

 

Celebre suas conquistas

As conquistas devem ser comemoradas com sua equipe. Afinal, se você obteve bons frutos, os trabalhadores agrícolas tiveram papel muito importante. Assim, procure incentivar a produtividade em seu agronegócio por meio de bônus, confraternizações e até mesmo participação nos lucros. Os resultados serão surpreendentes!

 

Empresas que representamos e distribuimos